Educação Física na perspectiva da Mídia-Educação relato de uma experiência na escola
Por Edgar Gomes Viana Filho (Autor), João Carlos Pereira de Moraes (Autor), Paula Bianchi (Autor).
Resumo
Este texto objetiva analisar uma experiência pedagógica com as tecnologias digitais e a mídia na Educação Física escolar no âmbito da mídia-educação em uma escola de ensino fundamental da rede municipal de educação de Arroio Grande – RS. Especificamente, a intenção é: a) contribuir para a integração das questões da mídia-educação na escola; b) conhecer as vantagens e os limites do uso da mídia e das tecnologias digitais para a participação discente nas aulas de Educação Física. Metodologicamente, o estudo se caracteriza como qualitativo e exploratório. A pesquisa-ação foi utilizada como método. Os dados foram registrados em um diário de campo e analisados a partir da análise de conteúdo. Como resultado, identificou-se que o uso das tecnologias digitais e da mídia orientado pelos princípios da mídia-educação estimulam a participação, a apropriação e o engajamento do alunado nas aulas de Educação Física. Quanto às principais limitações do estudo destacam-se os desafios em estabelecer um trabalho baseado na pesquisa-ação no âmbito do ensino remoto e os problemas de acesso à infraestrutura tecnológica.