Educação Física nas Escolas Religiosas: Formação de Diferenças Histórico-sociais
Por Maria Cecília de Paula Silva (Autor), Tânia Cristina Vilaça Ferreira (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 25, n 2, 2004. Da página 55 a 69
Resumo
Este estudo discute a educação física no início do século XX em duas instituições religiosas de Juiz de Fora: Academia (católica) e Granbery (protestante) e suas relações político-sociais. Ao determos o foco para a formação das masculinidades no momento da consolidação do sistema capitalista, entendemos o processo de construção de gênero, raça e classe de forma multifacetada. A política educacional visava adequar a escola particular ao modelo oligárquico, entendendo-o como núcleo de reprodução cultural das classes mais ricas. Na ideologia das escolas, a moral e a religiosidade eram pontos-chave, com diferenças específicas. Os anuários, estatutos e periódicos nos situaram no contexto escolar no período de 1920, quando ambas instituições destacavam-se na educação mineira e brasileira.