Educação Física no 1.º CEB de Matosinhos. Organização e Infraestruturas
Por Ricardo Santos (Autor), Cláudio Farias (Autor), Renata Lucena (Autor), Sara Pereira (Autor), Rui Garganta (Autor), Olga Vasconcelos (Autor), Fernando Garbeloto (Autor), Go Tani (Autor), Hugo Cruz (Autor), Peter Katzmarzyk (Autor), José Maia (Autor).
Resumo
A Educação Física reúne as melhores oportunidades para a prática sistemática e organizada de atividade física, pois combina a existência da disciplina com caráter obrigatório, a disponibili - dade de recursos físicos, materiais e a orientação de profissionais habilitados (UNESCO, 2015). A atual Lei de Bases do Sistema Educativo tem como grande objetivo o desenvolvimento in - tegral das crianças e jovens em todos os domínios: físico-motor, cognitivo, social e pessoal. Nesta medida, à Educação Física (EF) é atribuído um papel crucial por ser a única disciplina do currículo que contribui diretamente para o desenvolvimento da aptidão física das crianças e jovens através do seu envolvimento em atividades de exercitação corporal que utilizam, e desenvolvem, o corpo e o movimento numa grande extensão. As atividades físico-desportivas (e o consequente desenvolvimento das habilidades mo - toras fundamentais e especializadas) são das raras atividades humanas com o potencial de desenvolver, de forma interdependente, vários domínios educativos em simultâneo. Isto é, o estímulo do desenvolvimento físico e corporal socorre-se de processos cognitivos básicos para ser bem-sucedido (processamento de informação, memória de curto-longo prazo, regu - lação emocional) ao mesmo tempo que, mormente em etapas iniciais de desenvolvimento da criança, precede frequentemente o desenvolvimento de processos cognitivos transversais a ouras disciplinas (matemática, linguística). Por exemplo, é através da exploração do contexto envolvente (obstáculos, equilíbrios, manipulações de objetos) por meio do corpo e do movi - mento que são desenvolvidas estruturas neuromusculares fundamentais que influenciam di - retamente o desenvolvimento de processos cognitivos como o pensamento, a linguagem e a imagem identitária da criança.