Resumo

A Educação Física reúne as melhores oportunidades para a prática sistemática e organizada de atividade física, pois combina a existência da disciplina com caráter obrigatório, a disponibili - dade de recursos físicos, materiais e a orientação de profissionais habilitados (UNESCO, 2015). A atual Lei de Bases do Sistema Educativo tem como grande objetivo o desenvolvimento in - tegral das crianças e jovens em todos os domínios: físico-motor, cognitivo, social e pessoal. Nesta medida, à Educação Física (EF) é atribuído um papel crucial por ser a única disciplina do currículo que contribui diretamente para o desenvolvimento da aptidão física das crianças e jovens através do seu envolvimento em atividades de exercitação corporal que utilizam, e desenvolvem, o corpo e o movimento numa grande extensão. As atividades físico-desportivas (e o consequente desenvolvimento das habilidades mo - toras fundamentais e especializadas) são das raras atividades humanas com o potencial de desenvolver, de forma interdependente, vários domínios educativos em simultâneo. Isto é, o estímulo do desenvolvimento físico e corporal socorre-se de processos cognitivos básicos para ser bem-sucedido (processamento de informação, memória de curto-longo prazo, regu - lação emocional) ao mesmo tempo que, mormente em etapas iniciais de desenvolvimento da criança, precede frequentemente o desenvolvimento de processos cognitivos transversais a ouras disciplinas (matemática, linguística). Por exemplo, é através da exploração do contexto envolvente (obstáculos, equilíbrios, manipulações de objetos) por meio do corpo e do movi - mento que são desenvolvidas estruturas neuromusculares fundamentais que influenciam di - retamente o desenvolvimento de processos cognitivos como o pensamento, a linguagem e a imagem identitária da criança.

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