Educação Física no Brasil e o encontro com a filosofia da diferença: ressonâncias de Foucault, Deleuze e Derrida
Por Pedro Xavier Russo Bonetto (Autor), Rubens Antonio Gurgel Vieira (Autor).
Resumo
O texto em tela tem a intenção de tracejar uma aproximação entre o campo curricular da Educação Física brasileira e a(s) denominada(s) filosofia(s) da diferença. A fim de alcançar o objetivo elencado, a metodologia consistiu na interlocução conceitual entre as obras de Deleuze, Foucault e Derrida e a produção curricular da Educação Física cultural, buscando explorar novas perspectivas epistemológicas para a prática pedagógica. À vista disso, em um primeiro momento, buscou-se apresentar, concisamente, o pensamento dos filósofos franceses supracitados, considerados destaques do movimento intelectual em pauta, particularmente no que diz respeito à temática da diferença em suas produções intelectuais. Em seguida, o intuito foi indicar algumas potencialidades das pesquisas que se inspiraram pelas filosofias da diferença na Educação Física escolar. Conclui-se que tais encontros abrem a possibilidade de problemáticas totalmente novas em relação ao sujeito, assim como para renovadas perspectivas de ensino do componente.