Resumo

O objetivo desse estudo foi compreender as percepções sobre a Educação Física apresentadas por estudantes do Ensino Médio da rede federal de ensino. Foi realizada uma pesquisa descritiva que contou com a participação de 10 discentes de um campus do Instituto Federal de São Paulo. Os alunos produziram um memorial descritivo narrando as suas lembranças sobre as aulas do componente curricular. A interpretação desses dados foi realizada pela análise de conteúdo. Esses jovens vivenciaram os gestos de diversificadas manifestações da cultura corporal, debateram sobre as relações entre saúde e o esporte, analisaram os marcadores sociais de classe, raça e gênero que atravessam as práticas corporais, realizaram atividades de ensino integrando os conhecimentos da Educação Física com o seu curso de formação profissional e reconheceram a importância da disciplina para a formação da sua cidadania

Referências

ALENCAR FILHO, Antônio. A cultura corporal afro e afro-brasileira como identidade cultural: no Instituto Federal do Pará – campus Tucuruí. In: SARMENTO, Maria do Perpétuo Socorro. Experiências de intervenção pedagógica na educação física escolar. Goiânia, GO: Espaço Acadêmico, 2018.

ALVES, Luana Tavares de Oliveira e colaboradores. Prática pedagógica inovadora nas aulas de educação física escolar: percepções de estudantes e de um professor. Biomotriz. v. 12, n. 2, p. 81-101, 2018.

ANDREANI, Fabiana. O ensino da Educação Física no Instituto Federal de São Paulo. Dissertação (Mestrado Profissional em xxxxxx). Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, 2018.

BARRA, Andréa de Oliveira. Compartilhando experiências nas aulas de educação física no CEFET – Campus Nepomuceno. In: NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira. Educação física escolar no ensino médio: a prática pedagógica em evidência 2. Curitiba, PR: CRV, 2018.

BARDIN, Lawrance. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2009.

BASTOS, Jadeh Moura Vieira; MALDONADO, Daniel Tei¬xeira. Percepções dos estudantes do ensino médio sobre as aulas de educação física: práticas corporais e marcadores sociais. Regrasp - Revista para Graduando, v. 5, n. 1, p. 4-16, mar., 2020.

BETTI, Mauro. O que se ensina e o que pode ser ensinado. A pedagogização dos conteúdos da educação física: tradição e renovação. Salto para o futuro – educação física escolar: dilemas e práticas, v. 21, n. 11, p. 21-28, 2011.

BOSSLE, Fabiano; BOSSLE, Cibele Biehl; NEIRA, Marcos Garcia. Desafios para a docência na Educação física escolar. In: BOSSLE, Fabiano; WITTIZORECKI, Elisandro Schultz. Didática (s) da educação física: formação docente e cotidiano escolar. Curitiba, PR: CRV, 2016.

BRACHT, Valter. Dilemas no cotidiano da educação física escolar: entre o desinvestimento e a inovação pedagógica. Salto para o futuro - educação física escolar: dilemas e práticas, v. 21, n. 11, p. 14- 20, 2011.

______. A educação física escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que pode ser (elementos de uma teoria para a Educação Física). Ijuí, RS: Unijuí, 2019.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática educativa. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

CARVALHO, Yara Maria. O “Mito” da Atividade Física e Saúde. São Paulo: Hucitec, 2001.

CASTELLANI FILHO, Lino e colaboradores. Metodologia do ensino da educação física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

CORSINO, Luciano Nascimento. “Sor, qual é a diferença entre um jogo e uma brincadeira? Problematizando o jogo com jovens estudantes do Rio Grande do Sul. Revista brasileira de educação física escolar, ano 5, v. 2, p. 96-109, 2019.

DAOLIO, Jocimar. Educação física e pesquisa sociocultural. In: STIGGER, Marco Paulo. Educação física + humanas. Campinas, SP: Autores Associados, 2015. p. 111-128.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física no ensino médio: diagnós¬tico, princípios e práticas. Ijuí, RS: Unijuí, 2017.

DIAS, Graziany Penna e colaboradores. Pedagogia histórico-crítica, cultura corporal, saúde e atividade física: aspectos teóricos e metodológicos para o ensino médio. Nuances: estudos sobre educação, v. 27, n. 1, p. 165-186, 2016.

DINIZ, Irlla Karla dos Santos. Dança nas aulas de educação física: dando voz ao corpo no IFSP – Capivari. In: NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira. Educação física escolar no ensino médio: a prática pedagógica em evidência 2. Curitiba, PR: CRV, 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Projeto societário, ensino médio integrado e educação profissional: o paradoxo da falta e sobra de jovens qualificados. In: FRIGOTTO, Gaudêncio. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio; ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Prática pedagógicas e ensino integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2018.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUARINON, Poliani Claro. Representações sociais e os currículos da educação física: com a palavra os alunos. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

MALDONADO, Daniel Teixeira. Professoras e professoras de educação física progressistas do mundo, uni-vos! Curitiba, PR: CRV, 2020.

MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline. Educalçao Física no Ensino Médio: experiências educativas inspiradas pelos ensinamentos freireanos. Caderno de educação física e esporte, v. 18, n. 1, p. 1-6, 2020.

MALDONADO, Daniel Teixeira; TONACIO, Larissa Vicente; NOGUEIRA, Valdilene Aline. Educação física escolar e saúde: relatando uma experiência pedagógica no ensino médio. In: NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira. Educação física escolar no ensino médio: a prática pedagógica em evidência 2. Curitiba, PR: CRV, 2018.

MALDONADO, Daniel Teixeira e colaboradores. Indícios de mudanças na prática pedagógica dos professores de educação física escolar: análise dos estudos publicados em anais de eventos nacionais. Corpoconsciência, v. 22, n. 1, p. 77-92, jan./ abr., 2018.

MARTINS, Jacqueline Cristina Jesus. Educação física, currículo cultural e educação de jovens e adultos: novas possibilidades. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

MATOS, Juliana Cassini e colaboradores. A produção acadêmica sobre os conteúdos de ensino na educação física escolar. Movimento, v. 19, n. 2, p. 123-148, abr./ jun., 2013.

METZNER, Andreia Cristina e colaboradores. Contribuição da educação física para o ensino médio: estudo a partir da prática docente de professores de Institutos Federais. Motrivivência, v. 29, n. 52, p. 106-123, 2017.

NEIRA, Marcos Garcia. Por dentro da sala de aula: conversando sobre a prática. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2009.

______. Ensino de educação física. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

______. Educação física cultural: o currículo em ação. São Paulo: Labrador, 2017.

______. Educação física cultural: relatos de experiência. Jundiaí, SP: Paco, 2018.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luiz Ferrari. Pedagogia da cultura corporal: críticas e alternativas. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2008.

NEVES, Marcos Ribeiro. O currículo cultural da educação física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

NOZAKI, Joice Mayumi; PASCOM, Graziela; BRANT, Tuffy Felipe. A ressignificação da educação física escolar no ensino médio técnico-integrado. Revista brasileira de educação física escolar, ano V, v. 2, p. 128-145, 2019.

OLIVEIRA, Fernando Dias; MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação física escolar no ensino médio: estímulo ao pensamento crítico e à formação da cidadania dos estudantes. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira. Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na educação física escolar brasileira. Curitiba, PR: CRV, 2018.

OLIVEIRA, João Leandro Cássio; NUNES, Claudio Pinto. A carreira docente nos Institutos Federais em comparação com outras escolas públicas. Revista educação e emancipação, v. 10, n. 2, p. 185-204, 2017.

OLIVEIRA, Victor José Machado; GOMES, Ivan Marcelo; BRACHT, Valter. Educação para a saúde na Educação Física Escolar: uma questão pedagógica. Cadernos de formação RBCE, v. 5, n. 2, p. 68-79, 2014.

OLIVEIRA, Victor José Machado de; MARTINS, Izabella Rodrigues; BRACHT, Valter. Projetos e práticas em educação para a saúde na educação física escolar: possibilidades! Revista da educação física/UEM, v. 26, n. 2, p. 243-255, 2015 .

OLIVEIRA JÚNIOR, Jorge Luiz. Significações sobre o currículo cultural da educação física: cenas de uma escola municipal paulistana (Mestrado em Educação Física). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

REIS, José Antônio Padilha; MOLINA NETO, Vicente. “Pensei que tava na aula de ciências” ou outros significados da educação física na edu¬cação de jovens e adultos. Pensar a prática, v. 17, n. 3, p. 636-650, 2014.

SÁ, Kátia Regina. Currículo do ensino médio integrado do IFMG: a partitura, a polifonia e os solos da educação física. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

SCARPATO, Marta T. Educação física: como planejar as aulas na educação básica. São Paulo: Avercamp, 2007.

SILVA, Crisley Santana; SOUZA, Sávio Campos; MALDONADO, Daniel Teixeira. “Ler o mundo” nas aulas de educação física no ensino médio: quando um sonho se torna realidade. In: SOUSA, Cláudio Aparecido; NOGUEIRA, Valdilne Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação física escolar e Paulo Freire: ações e reflexões em tempos de chumbo. Curitiba, PR: CRV, 2019.

SILVA, Eduardo Marczwski; FRAGA, Alex Branco. A história da educação física na educação profissional: entrada, saída e retorno à Escola Federal de Porto Alegre. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 28, n. 2, p. 263-272, 2014.

SILVA, Lisandra de Oliveira; DIEHL, Vera Regina Oliveira. Da construção dos procedimentos metodológicos à produção de conhecimento: compartilhando experiências a partir da narrativa escrita. In: MOLINA NETO, Vicente; BOSSLE, Fabiano. O ofício de ensinar e pesquisar na educação física escolar. Porto Alegre, PR: Sulina, 2010.

SIQUEIRA, Ana Clara de Souza; MALDONADO, Daniel Teixeira. Prática pedagógica da educação física no ensino médio: a perspectiva dos estudantes do Instituto Federal de São Paulo. Corpoconsciência, v. 23, n. 2, p. 1-12, mai./ ago., 2019.

SOUZA, Maria Thereza Oliveira; CAPRARO, André Mendes; MORAES E SILVA, Marcelo. Habilidosas e bonitas: as considerações de duas atletas de futebol sobre a formação de suas identidades. Movimento, v. 23, n. 3, p. 883-894, 2017.

SILVA, Adriano Gonçalves. Trekking como conteúdo da educação física no ensino médio: diálogos entre cultura, educação e meio ambiente. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira. Educação física escolar no ensino médio: a prática pedagógica em evidência. Curitiba, PR: CRV, 2018.

SILVA, Marlon André; OLIVEIRA E SILVA, Lisandra; MOLINA NETO, Vicente. Possibilidades da educação física no ensino médio técnico. Movimento, v. 22, n. 1, p. 325-336, 2016.

TAVARES, Marie Luce. Se ela dança, eu... e quem mais dança? – a dança como conteúdo da educação física e o convite à discussão de gênero. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira. Educação física escolar no ensino médio: a prática pedagógica em evidência. Curitiba, PR: CRV, 2018.

TRACI FILHO, Marcio Antonio; SANTOS, Alessandro de Oliveira. O discurso da supremacia branca e o esporte: um estudo a partir de textos e comentários da internet. Movimento, v. 23, n. 1, p. 229-248, 2017.

VENÂNCIO, Luciana. O que nós sabemos? Da relação com o saber com e na educação física em um processo educacional-escolar. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, 2014.

VIEIRA, Pollyane Barros Albuquerque; FREIRE, Elisabete dos Santos; RODRIGUES, Graciele Massoli. Folguedos juninos: o ensino da dança sob a perspectiva das dimensões dos conteúdos. Motrivivência, v. 30, n. 55, p. 248-257, 2018.

Acessar