Sobre
O livro “Educação Física no Ensino Médio Integrado: resistências e transgressões na prática político-pedagógica nos Institutos Federais” foi escrito pelos(as) docentes que fazem parte do coletivo de professoras e professores de Educação Física dos Institutos Federais. Esse espaço democrático de discussão e produção de conhecimento foi criado após o processo de implementação do combo “anti-povo” e “anti-educação” da reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio nas escolas da rede federal de ensino no ano de 2021. Ao observar todos os retrocessos que essa política educacional neoconservadora acarretava para a formação das juventudes brasileiras, docentes de Educação Física que atuavam na rede federal de todo o Brasil foram convidados a compor um grupo de WhatsApp para iniciar diálogos que fomentassem propostas que poderiam transgredir essa realidade sombria que se intensificava. Logo se iniciaram as primeiras reuniões, mapeamentos, pesquisas, debates e produções de cartas pela manutenção das premissas de uma Educação Física crítica no Ensino Médio Integrado brasileiro, ainda em um período muito severo da pandemia por Covid-19.
Sumário
-
Pesquisa e extensão na área de educação física no IFMA: caracterização dos projetos institucionalizados sobre a temática “qualidade de vida”
Por Raffaelle Andressa dos Santos Araujo Izadora Silva Mascarenhas
Página
15 -
Corpo, gênero e sexualidade: experiências docentes para a construção de uma educação física inclusiva e diversa
Por Dolores Setuval Assaritti Lucilene Alencar das Dores Cecilia Nunes da Silva
Página
39 -
Rebelar e esperançar: por uma educação física antirracista
Por Katia Regina de Sá
Página
58 -
Tematizando as danças e a justiça social no ensino médio integrado do ifsp: produções de videoclipes e flash mobs
Por Paulo Henrique Leal
Página
77 -
Página
99 -
Página
119 -
Página
146 -
Educação física no ensino médio: tematizando o protagonismo das mulheres no futebol a partir do sport education
Por Lethicia Oliveira Castilho Larissa Beraldo Kawashima
Página
172 -
Tematizando o stand up paddle no ensino médio integrado do instituto federal de Brasília
Por Marcus Vinícius Palmeira Eduardo Klein Carmona Bruno Allan Teixeira da Silva Gabriella Vasconcelos Palmeira
Página
195 -
O atletismo da escola: as potencialidades e possibilidades das aulas de educação física no ensino técnico integrado
Por Patrícia da Rosa Louzada da Silva
Página
213