Educação Física Organizada em Ciclos de Escolarização: Uma Análise do Conteúdo Jogo em Documentos Curriculares

Por Sabryna Santana Lopes (Autor),

Parte de EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: MÚLTIPLOS OLHARES . páginas 48 - 61

Resumo

Objetivamos analisar a organização do jogo nos ciclos de escolarização da Educação Física. Foram explicitadas categorias alinhadas com o aporte teórico do objeto investigado, fundamentando-o para realizar uma pesquisa documental que teve como fontes, documentos curriculares oficiais, visando a análise dos seus dados e discussão dos resultados. No material analisado, os resultados evidenciaram que, na Educação Física Crítico-Superadora os ciclos de escolarização são uma estrutura de organização dos conteúdos na escola e, nisto o jogo requer uma visão de totalidade, rigorosa, de conjunto, orientando o estudante a identificar, interpretar, compreender e explicar o fenômeno com suas manifestações, visando a formação das representações, generalizações, regularidades teóricas sobre o conhecimento.

Acessar