Educação Física: planejando o trabalho docente

Por Elaine Cristina Silva (Autor),

Parte de Desafios da Educação Física Escolar: Temáticas da Formação em Serviço no ProEF . páginas 46

Resumo

O ponto central de discussão deste texto situa-se no campo do planejamento das ações de professores de Educação Física que atuam com a Educação Física Escolar. Nossa explanação correrá em três níveis distintos: primeiro, numa perspectiva macro, tratando o planejamento como condição básica da vida humana; segundo numa perspectiva meso, debatendo o planejamento no campo educacional; terceiro numa perspectiva micro, discutindo o planejamento nas aulas de Educação Física. Planejar: condição básica da vida humana Planejar é uma ação presente em praticamente todas as atividades da vida. Desde o início da história da humanidade o homem primitivo pensava e imaginava estratégias para vencer obstáculos, se alimentar, lutar, entre outros (MENEGOLLA; SANT’ANNA, 1995). As ações mentalmente antecipadas permitiram ao homem atribuir significado aos objetos e a sua própria existência, acumulando conhecimento e criando cultura (VASCONCELLOS, 2000). Assim, o planejamento se configura neste universo de representação, no processo de idealizar, perspectivar o futuro e promover ações que permitam alcançar o que fora planejado (VASCONCELLOS, 2000).