Resumo

Este estudo, baseado nas ciências do lazer e recreação, propõe uma análise da Educação Física de tempo livre, caracterizada como uma ação educacional, planejada e profissional, dirigida para indivíduos e grupos, que participam voluntariamente de programas de atividades físicas e esportivas, em seu tempo livre.O pesquisador baseou-se num estudo de caráter exploratório, não experimental e utilizou um questionário que foi aplicado a dois grupos de especialistas em lazer e recreação: docentes universitários em escolas de Educação Física e coordenadores de programas em instituições públicas e privadas, com explícita finalidade sócio-educativa e não comercial, dentro da realidade de São Paulo.Como objetivos principais, o estudo propôs a descrição e comparação da opinião dos dois grupos de especialistas sobre as tendências de desenvolvimento de programas de Educação Física de tempo livre, e as competências básicas - atitudes, conhecimentos e habilidades - necessárias para um profissional atuar nessa categoria de programa.Os resultados apresentados através de tabelas foram tratados com recursos da estatística descritiva e não paramétrica, e nos levaram a algumas conclusões principais: (a) os conteúdos atuais dos programas de formação em Educação Física não estão atendendo as necessidades de competência para atuação profissional, junto a programas de Educação Física de tempo livre; (b) os novos desafios de competência relacionam-se também às tendências de desenvolvimento de programas em instituições que atuam com processo educacional não formal e não escolar; de equipamentos/instalações em meio técnico e natural, diversificados e complexos; de novas atividades relacionadas à difusão da cultura físico-esportiva, aos jogos populares, aos esportes adaptados e às atividades físicas em meio natural; de novas funções relacionadas ao perfil de administrar, coordenar, planejar, e ao perfil de orientar, facilitar com recursos de pedagogia de animação cultural; (c) cabe a Universidade, através de escolas de Educação Física, a principal responsabilidade quanto a organização e aperfeiçoamento de programas de formação de recursos humanos para a Educação Física de tempo livre, através de seus cursos de graduação, especialização e pós-graduação; (d) cabe a Universidade, através de áreas relacionadas ao lazer e recreação - Educação, Educação Física, Turismo, Comunicações, etc. - refletir sobre a tendência indicada pelos especialistas sobre a formação de um bacharel em Recreologia.

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