Resumo

Este estudo buscou analisar qual a concepção de Educação Integral da Gestão Municipal responsável pela coordenação do Programa Segundo Tempo, assim como a concepção em três escolas da rede municipal onde esse programa funciona. Além disso, buscou-se analisar os argumentos que fundamentam a concepção de Educação Integral , assim como, seu funcionamento além de avaliar a consonância existente entre o trabalho das referidas gestões para os verdadeiros efeitos do programa. A trajetória metodológica percorreu além da revisão de literatura, pesquisa documental e de campo, sendo caracterizado como um estudo de caso em três escolas da rede municipal de São Luís do Maranhão e na secretaria municipal do mesmo local. Os instrumentos de pesquisa foram: entrevista realizada com cem por cento (100%) dos coordenadores do programa Segundo Tempo na rede Municipal e vinte e três virgula sete por cento (23,7%) dos diretores das escolas municipais onde o programa funciona. Constatou-se que no Programa Segundo Tempo ainda sofre compreensões que divergem os conceitos de educação integral, o que afeta diretamente a interpretação das ações do Programa. 
Palavras-chave: Programa Mais Educação; Programa Segundo Tempo; Gestão.

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