Educação da Mente e do Corpo, Professor Pesquisador Reflexivo e a Ciência do Concreto
Por Tania Mara Tavares Silva (Autor), Hugo Rodolfo Lovisolo (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 33, n 3, 2011. Da página 605 a 621
Resumo
A partir das contribuições de Lovisolo (1995), que usa a imagem do bricoleur de Lévi-Strauss para pensar a prática docente, tentamos neste artigo resignificar as contribuições da corrente de formação docente denominada de Professor Pesquisador Reflexivo (PPR). Seus principais autores, sobretudo, Stenhouse, é visto sob a perspectiva que domina em sua interpretação e que enfatiza a autonomia, a criatividade, a arte e posta em contraposição com a perspectiva delineada por Lovisolo a partir dos entendimentos de Lévi-Strauss sobre as formas do pensamento primitivo e científico. Por último, são postas questões sobre o funcionamento do ensino que, o romantismo que vigora no campo da formação do PPR, parece operar recusando tanto esse tipo de questões quanto suas possíveis respostas.