Resumo

Visto o distanciamento da Educação Física (EF) das questões relacionadas ao uso e discussão sobre o trato pedagógico das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDICs), que o presente estudo elencou como objetivo geral o desenvolvimento, implementação e avaliação de uma proposta de aulas de EF (unidade temática) utilizando-se de metodologias ativas de aprendizagem e das TDICs para o ensino dos Esportes de Precisão (EPs) no Ensino Fundamental no município de São Mamede-PB. Foi realizado um estudo tipo relato de experiencia de caráter descritivo, no segundo semestre de 2019, numa Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professora Fildani Souto Gouveia, localizada no município de São Mamede – interior do sertão paraibano, com duas turmas de 7º Ano, constituídas por 67 alunos, 35 eram do gênero masculino e 32 do gênero feminino. Os instrumentos para coleta de dados foram: Diário de Campo, Portifólio (físico e digital) e Questionário de Pesquisa. Aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 3.574.541, a pesquisa teve os resultados subdivididos em: protagonismo juvenil escolar e o uso das metodologias ativas de aprendizagem nas aulas de Educação Física e conectividades pedagógicas – construindo novas redes nas aulas de Educação Física –, ambas discutindo suas possibilidades e limites na implementação da proposta. Enquanto considerações finais, espera-se que esse estudo ajude a refletir sobre uso das TDICs nas aulas de EF enquanto eixo estruturante de uma aprendizagem ativa.

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