Resumo

A Educação vive uma situação de crise e transição. A crise paradigmática das ciências modernas que alcança as diversas áreas do conhecimento passa diretamente também pelo discurso e práticas pedagógicas. A idéia clássica de formação da pessoa não tem sido satisfatoriamente contemplada. Ao apresentar a Paidéia e sua perspectiva de unidade cultural, busco traduzir práticas pedagógicas que, na Grécia Clássica, vinham pela confluência cultural. Neste mesmo sentido, apresento um exemplo prático que associa o esporte com a cultura e a Educação. Esta Tese focaliza a Educação Olímpica, através do Projeto Rituais e Cerimônias Olímpicas. Dentro desta ótica, o objetivo geral que expressa a natureza deste trabalho é: Investigar sobre o Projeto Rituais e Cerimônias Olímpicas como processo de Educação Olímpica para o Ser Humano. A área temática discorre sobre a Formação do Ser Humano através de elementos da Educação Olímpica: narrativas de alunos sobre o Projeto Rituais e Cerimônias Olímpicas como instrumento de Educação Olímpica para o Ser Humano. Esta é uma investigação qualitativa, que utilizou narrativas, pois os dados foram obtidos através de questionários e entrevistas com um grupo de alunos participantes do referido projeto. As narrativas foram submetidas à Técnica de Análise de Conteúdo, o que resultou nas seguintes categorias: contribuição histórica e cultural, simbolismo, interdisciplinaridade, formação e crescimento pessoal, compartilhamento e relações interpessoais e projeto educacional. A análise indica que este é um Projeto Educacional e Cultural, que estimula e melhora a formação das pessoas envolvidas, a partir de qualidades cognitivas, morais e estéticas, os participantes da pesquisa apontam sua validade para uma melhor Formação do Ser Humano, destacando a inovação pedagógica e a concreta possibilidade de um Projeto Educativo Interdisciplinar, em direção à utopia de um processo educacional ideal. Palavras-chave: