Educação Profissional Tecnológica: Uma Revisão Acerca da Formação Continuada de Professores(as)
Por Raiara Valau Keller (Autor), Eriques Piccolo Becker (Autor), Rosalvo Luis Sawitzki (Autor), Ana Nathalia Almeida Callai (Autor).
Resumo
O presente estudo busca analisar a formação docente para atuação na Educação Profissional Tecnológica (EPT), além de discutir Formação Continuada (FC) de professores de Educação Física nessa modalidade de ensino. Para isso, foi realizado uma análise histórica da EPT, a Formação continuada e a implicação no trajeto formativo. Para o desenvolvimento deste estudo, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica. Por fim, evidenciou-se a necessidade de se construir e/ou possibilitar espaços de FC para que os professores da EPT se instrumentalizem para enfrentar as peculiaridades referentes a esta modalidade de ensino e, assim, poder pensar sua prática pedagógica.
REFERÊNCIAS
BECKER, E. P.; KELLER, R. V; SAWITZKI R. As Contribuições e Implicações do PIBID na Formação Continuada em Serviço de Professores (as) Supervisores (as). Kinesis, Santa Maria – RS, v.35, n.2, p.36-42, maio/ago. 2017. Disponível em Acesso em: 30 de outubro de 2017.
BRASIL, Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2° graus, e dá outras previdências. Lei N° 5.692, de 11 de Agosto de 1971. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5692.htm> Acesso em: 12 de Outubro de 2017.
BRASIL, LDB nacional [recurso eletrônico] : Lei de diretrizes e bases da educação nacional : Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 11. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015. – (Série legislação ; n. 159). ISBN 978-85-402-0357-0
BRASIL, Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Disponível em: Acesso em: 15 de Outubro de 2017.
BRASIL, Ministério da educação. Cenário da rede federal de educação profissional e tecnológica. Brasilia, 2009. Disponível em: Acesso em: 9 de Setembro de 2017.
BRASIL, Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica. Disponível em: < http://redefederal.mec.gov.br> Acesso em: 09 de Outubro de 2017.
FENSTERSEIFER, P. E.; GONZÁLEZ, F. J. Desafios da legitimação da Educação Física na escola republicana. Horizontes – Revista de Educação, Dourados, MS, v.1, n.2, jul./dez., 2013. Disponível em < http://ojs.ufgd. edu.br/index.php?journal=horizontes&page=article&op=view&path%5B%5D=3163&path%5B%5D=1713 > Acesso em: 26 de outubro de 2017.
FERREIRA, A. B. de H. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010. 2222 p. ISBN 978-85-385-4198-1.
FERREIRA, J. S. ; HENRIQUE, J. ; COSTA, B. O. Perfil de formação continuada de professores de educação física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 37, n. 3, p. 289-298, jul./set., 2015. Disponível em: < http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/1709 > Acesso em: 24 de Outubro de 2017.
MACHADO, L. R. S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista brasileira da educação profissional e tecnológica. Brasília. v1., n1., 8-22, junho, 2008.
PACHECO, E. Institutos federais uma revolução na educação profissional e tecnológica. 1º edição. Brasília: Ed. Moderna, 2011. ISBN 978-85-16-07375-6.
ROSSI, F.; HUNGER, D. As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.26, n.2, p.323-38, abr./jun. 2012
TARDIF, M.. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ. Vozes, 2008.