Resumo

A pesquisa narrativa concebida para o estudo das corporeidades infantis em contextos escolares da educação primária na cidade de Barcelona, Espanha, mostrou como a escola continua inscrevendo-se no corpo infantil a partir da criação de mecanismos, estratégias e dispositivos pedagógicos que insistem em educar, entendido este fim como a transformação de um sujeito em “outro”. A análise revela atos criativos dos docentes para a transmissão efetiva dos saberes socialmente válidos, e de formas, sistemas e modos de organização que insistem progressivamente na apropriação de idéias, disposições e modo de conduta que a sociedade adulta requer Döring e Fensterseifer, 2009). Questões que perpetuam um contrato fundacional a-histórico (Döring e Fensterseifer, 2009), ‘tensionado pela constante luta dialética entre reprodução e mudança’ (Sacristán e Gómez, 2000, p.22) frente à capacidade diferente que os sujeitos constroem nos interstícios dos rituais escolar, no rompimento dos tempos e/ou a margem de suas práticas. Perpetuando no ambiente escolar relações de dominação, violência, opressão, exclusão, e/ou submissão, posto que ignoram as compreensões, lógicas e construções sociais que a habitam.

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