Resumo

INTRODUÇÃO: Exércitos do mundo inteiro reconhecem a importância de uma boa condição física para o desempenho das funções militares. O treinamento físico militar (TFM) tenta proporcionar auxílio nessa busca por uma melhor condição física e corporal. 
OBJETIVO: Verificar o efeito de 13 semanas de TFM na composição corporal e no desempenho físico dos alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). 
MÉTODOS: A amostra foi constituída de 287 alunos do sexo masculino da EsPCEx com idade média de 18,33 ± 1,26 anos. Tais alunos cumpriram uma rotina de internato, com horários, refeições e atividades definidas, da qual eram liberados somente nos finais de semana. O TFM foi realizado numa frequência semanal de cinco dias e englobou treinamentos aeróbicos e resistivos. Foram realizadas no período pré e pós-treinamento medidas da massa corporal, altura, dobras cutâneas (tricipital, abdominal e suprailíaca) e realizados os seguintes testes: corrida de 12 minutos, abdominal parafuso, flexão de braço e flexão na barra fixa. Com os dados antropométricos coletados, foi calculado o percentual de gordura, massa livre de gordura (MLG) e massa gorda (MG) baseado no protocolo de três dobras de Guedes. 
RESULTADOS: Quando comparados os valores dos dados antropométricos e da composição corporal dos períodos inicial e final de treinamento foi observada redução significativa na MG, no percentual de gordura, nas dobras cutâneas tricipital e abdominal e aumento na dobra cutânea suprailíaca e na MLG. Ocorreram melhoras significativas também em todos os testes físicos realizados, nos quais um melhor desempenho foi alcançado. 
CONCLUSÃO: Os dados obtidos sugerem melhora significativa na composição corporal e no desempenho físico através da realização do TFM, com frequência semanal de cinco dias.

Acessar