Efeito Agudo de Diferentes Tipos de Exercício Sobre Peptideos Natriureticos de Ratos Wistar
Por Eduardo Vitor Pianca (Autor), Walter Krause Neto (Autor), Alexandre Sabbag da Silva (Autor), Eliane Florencio Gama (Autor), Romeu Rodrigues de Souza (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 25, n 4, 2019.
Resumo
Introdução:
O estudo dos efeitos de diferentes tipos de exercício físico na fisiologia cardiovascular está aumentando na literatura. Os muitos mecanismos de controle hemodinâmico incluem a liberação atrial de peptídeos natriuréticos. Embora amplas evidências demonstrem seus efeitos agudos e o aumento na sua concentração plasmática, não se sabe se ambos os átrios respondem de maneira semelhante aos dois tipos de peptídeos natriuréticos em resposta a diferentes tipos de exercício.
Objetivo:
Comparar as respostas agudas de diferentes tipos de exercícios nos peptídeos natriuréticos atrial (ANP) e cerebral (BNP) de ambos os cardiomiócitos atriais dos ratos Wistar.
Métodos:
Os animais foram divididos em: controle (GC), aeróbico (GA), resistência (GR) e combinado (GAR). O GR realizou seis escaladas com uma carga equivalente a 60% do peso corporal. O GA correu em esteira a uma velocidade de 12 m/min durante 60 minutos. O exercício do GAR consistiu em subir a escada três vezes consecutivas, seguido de 30 minutos de corrida.
Resultados:
Primeiro, o átrio direito liberou mais ANP e BNP durante todos os tipos de exercícios; Segundo, o exercício de resistência liberou mais ANP e BNP em ambos os átrios; Terceiro, no átrio direito, os exercícios aeróbicos e combinados liberaram mais grânulos de ANP pequenos e médios, enquanto o exercício de resistência liberou grânulos maiores de BNP; e, quarto, no átrio esquerdo, o exercício aeróbico liberou mais grânulos de ANP, enquanto os exercícios de resistência e combinados liberaram grânulos maiores de ANP e BNP.
Conclusão:
Todos os tipos de exercício induzem a uma liberação parcial dos grânulos de peptídeos natriuréticos com maior resposta ao exercício de resistência. Além disso, foi possível verificar uma resposta particular e diferente em ambos os tipos de átrios na liberação de ANP e BNP. Nível de evidência II - Estudos terapêuticos – Investigação dos resultados do tratamento.