Efeito de 12 Semanas de Treinamento de Força na Pressão Arterial de Uma Paciente Encaminhada a Reabilitação Cardíaca: Relato de Caso
Por Camila Simões Seguro (Autor), Ricardo Borges Viana (Autor), Pedro Vidal da Silva Junior (Autor), Paulo Roberto Viana Gentil (Autor), Luan de Sousa Galvão (Autor).
Em 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é fator de risco para doenças cardiovasculares e uma das principais causas de morte do mundo. Uma das medidas de prevenção e/ou tratamento é a prática regular de exercícios físicos. Relato de Caso: Paciente do sexo feminino, 64 anos, com HAS (150:85 mmHg) e colesterol alto. Possui antecedentes familiares conhecidos para insuficiência cardíaca (IC) e doença arterial coronariana (DAC). Métodos: No início de 2017 a paciente foi encaminhada para o programa de reabilitação cardíaca (RC) com treinamento de força (TF). Ao início do programa de RC a paciente tomava regularmente os seguintes medicamentos: Losartana 50mg (um comprimido à noite) e Sivastatina 20mg (um comprimido pela manhã). O TF foi realizado três vezes por semana durante 12 semanas e teve supervisão individualizada por um Professor de Educação Física. As sessões de TF consistiam de quatro exercícios (supino inclinado com halteres, puxada frontal, levantamento terra e leg press), compostos por duas séries entre 12-15 repetições máximas. A carga sofreu progressão semanalmente de modo que o número de repetições ficasse entre a zona alvo estabelecida. A PA foi aferida 10 minutos antes e depois de cada sessão de treinamento através de um monitor de PA (Omron, HEM-705, China). Resultados: Após 12 semanas de TF a PAS (109 mmHg) e PAD (68 mmHg) foram, respectivamente, 21%e 17% menores do que os valores antes da primeira sessão (138:82 mmHg). A PAS (109 mmHg) e PAD (68 mmHg)após o término na última sessão de TF foram, respectivamente, 20% e 9% menores do que os valores após 10 minutos do término da primeira sessão de TF (153:77 mmHg). A Figura 1 mostra os valores da PAS e PAD antes e após década sessão de TF realizada ao longo das 12 semanas. Conclusão: Doze semanas de TF realizado três vezes por semana foram eficientes na redução da PA de uma paciente com hipertensão encaminhada para RC.