Efeito de Um Programa de Estimulação Precoce no Desempenho Funcional de Crianças de Risco
Por Denise de Barros Rigoni (Autor), Sarah Hartel (Autor), Laís Rodrigues Gerzson (Autor), Carla Skilhan de Almeida (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 30, n 1, 2022.
Resumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito de um programa de estimulação precoce no desempenho funcional de crianças de risco de zero a três anos, no qual os pais desempenharam o papel principal e fundamental na estimulação delas. Foi realizada uma pesquisa do tipo quase-experimental, com amostra composta por 14 crianças de risco, de ambos os sexos, incluídas nos grupos de estimulação precoce do Centro de Integração da Criança Especial – Kinder, em Porto Alegre (RS). Foi utilizada entrevista e análise de prontuários para obtenção de informações clínicas e demográficas e o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) para avaliação do desempenho funcional das crianças nos momentos pré e pós intervenção. O período de intervenção ocorreu de fevereiro a dezembro de 2020, no qual os cuidadores receberam atividades com orientações e instruções sobre a melhor forma de estimular seus filhos em seu cotidiano. Todos os sujeitos do estudo apresentaram, entre os momentos avaliativos, aumento nos escores contínuos em todos os domínios, sendo que houve diferença significativa na mobilidade e função social (dentro das habilidades funcionais) e na função social (dentro da assistência do cuidador). Os resultados obtidos sugerem que o programa de estimulação precoce interferiu de forma positiva no desempenho funcional das crianças e também na redução do grau de dependência do cuidador nas tarefas funcionais.