Efeito de um programa de intervenção no nível de atividade física e comportamento sedentário de escolares com excesso de peso de petrolinape
Por Anastácio N.S. Filho (Autor), Thaynã A. Bezerra (Autor), Thaynã A. Bezerra (Autor), Alcides P. Filho (Autor), André Brito Carvalho (Autor).
Em VI Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício - CONBRAMENE
Resumo
O aumento da prevalência do excesso de peso em escolares na primeira e segunda infância tem sido evidenciado como uma condição que possui alta probabilidade de se perpetuar até a vida adulta. Tal condição, segundo a literatura, pode desencadear alterações comportamentais importantes nesses indivíduos, como a diminuição do percentual de crianças em idade escolar que fazem atividade física de moderada a vigorosa (AFMV) de acordo com os níveis recomendados pelas diretrizes mundiais para tal fenômeno. Ainda, paralelamente, também tem sido evidenciado o aumento na prevalência do comportamento sedentário (CS) nessa população. OBJETIVO: Analisar as modificações no nível de atividade física e comportamento sedentário após um programa de intervenção interdisciplinar em escolares da cidade de Petrolina-PE. MÉTODOS: Trinta e três escolares de ambos os sexos, com excesso de peso (7,9 ± 0,9 anos) aleatoriamente divididos em dois grupos (experimental n = 14; controle n = 19), participaram de 10 semanas de intervenção. Durante esse período foram realizadas três sessões semanais de atividades físicas (terça, quinta e sábado), com duração de uma hora. Aos sábados, os escolares participaram de orientações direcionadas à mudança de comportamento com profissionais da psicologia e da nutrição, sendo que ambas as intervenções tiveram duas horas de duração cada. Três condições foram analisadas nos momentos pré e pós-intervenção para ambos os grupos: 1ª) proporção (frequência relativa) dos minutos despendidos com AFMV e CS na semana inteira (semana + final de semana); 2ª) proporção (frequência relativa) dos minutos despendidos com AFMV e CS durante a semana (segunda a sextafeira); 3ª) proporção (frequência relativa) dos minutos despendidos com AFMV e CS no final de semana. Cada variável foi dicotomizada da seguinte forma: AFMV (1- Insuficientemente Ativo; 2- Suficientemente Ativo); CS (1- Exposto; 2- Não Exposto). As variáveis foram mensuradas pelo método da acelerometria. Os pontos de corte adotados foram os de Evenson et al. (2008). RESULTADOS: Em todas as condições avaliadas, nenhuma alteração significativa foi observada entre os momentos pré e pós-intervenção na proporção do tempo gasto em minutos pelos escolares, em ambos os grupos, tanto na atividade física de moderada a vigorosa, quanto no comportamento sedentário. CONLUSÃO: O programa de intervenção não apresentou modificações significativas no comportamento sedentário e nível de atividade física dos escolares.