Resumo

Analisar a eficácia do processo de ensino da natação nos aspectos motivacionais em alunos adultos. Estudo observacional, analítico e transversal com abordagem quantitativa. Foram avaliados dez adultos de ambos os sexos, com média de idade (50,8 ± 8,0) anos, matriculados em um programa de iniciação à natação. A escala de motivação esportiva (SMS) foi aplicada para conhecer os níveis de motivação entre os praticantes. Os resultados mostraram que os adultos inscritos no programa introdutório de natação apresentaram maiores níveis de motivação intrínseca (conhecimento 6,0 ± 2,9), (atingimento de metas 6,1 ± 2,2) e (experiências estimulantes 5,7 ± 2,6). Em relação à dimensão motivacional extrínseca, esta foi mais relevante (introjeção 6,5 ± 2,5). Os alunos adultos apresentaram altos níveis de motivação intrínseca, mas a pressão criada pelo próprio aluno (introjeção), ao querer aprender a nadar rápido, nos faz repensar a forma como o treinador deve conduzir o cronograma de ensino com base em fatores pedagógicos e psicológicos. dividido em etapas (estabelecimento de metas), para que o aluno possa apresentar ótimo desempenho durante todo o processo de ensino da natação.

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