Resumo

Durante voos de caça, os pilotos enfrentam riscos como hipóxia e perda de consciência. A revisão explora a relação entre cargas estressoras, respostas autonômicas e desempenho cognitivo desses pilotos. O estudo visa preencher lacunas na compreensão desses elementos críticos na segurança e eficácia durante operações aéreas. Objetivo: identificar a relação entre as cargas estressoras e os efeitos do voo de caça em pilotos experientes, nas respostas autonômicas e desempenho cognitivo. A revisão sistemática elaborada nesta pesquisa foi registrada no PROSPERO (CRD42023495636). As questões de pesquisa foram definidas pelo modelo PICO de acordo com as diretrizes PRISMA, conforme segue: 1. População: Pilotos de Caça Experientes; 2. Intervenção: Voo de Caça, Voo Acrobático, Simulador de Voo; 3. Comparador: Comparação de Voos, Comparação das respostas autonomicas ou cognitivas; 4. Resultados: estresse psicológico, desempenho cognitivo e respostas autonômicas. A pesquisa bibliográfica foi realizada em 4 bases de dados: Pubmed, Embase, Medline e Sportdiscus, utilizando as palavras chaves piloto, estresse fisiológico, hipergravidade em inglês Resultados: Foram encontrados 358 artigos, mas apenas 5 artigos selecionados para revisão final. A análise conjunta desses estudos revela que a frequência cardíaca (FC) emerge como uma variável crucial nas respostas fisiológicas dos pilotos diante de situações extremas, sejam elas de rápida descompressão, missões de combate ou hipóxia. A atipicidade das respostas, evidenciadas em diversos estudos, destaca a complexidade das reações autonômicas em contextos desafiadores. 

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