Efeito da Natação na Expressão de Fatores Regulatórios Miogênicos Durante o Reparo do Musculoesquelético de Rato
Por Paulo Roberto Dantas Pestana (Autor), Agnelo Neves Alves (Autor), Kristianne Porta Santos Fernandes (Autor), José Antonio da Silva Junior (Autor), Cristiane Miranda França (Autor), Manoela Domingues Martins (Autor), Sandra Kalil Bussadori (Autor), Raquel Agnelli Mesquita-ferrari (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 18, n 6, 2012. Da página 419 a 422
Resumo
CONTEXTUALIZAÇÃO: O músculo esquelético tem a capacidade de adaptação frente a estímulos variados, tais como atividade contrátil, danos diretos e indiretos. Uma das modalidades terapêuticas utilizadas na reabilitação de disfunções musculoesqueléticas que vem demonstrando resultados positivos no tratamento e na prevenção de várias patologias é a terapia aquática.
OBJETIVO: Analisar o efeito da natação na expressão dos fatores regulatórios miogênicos MyoD e miogenina durante o reparo do músculo esquelético de rato após criolesão.
MÉTODOS: Foram utilizados 40 ratos Wistar, divididos em 04 grupos: (1) Controle; (2) "Sham" (sem lesão, submetido a exposição do músculo tibial anterior (TA); (3) Criolesionado e (4) Criolesionado e submetido à natação, analisados em 7, 14 e 21 dias. A criolesão foi realizada por meio de duas aplicações, utilizando um bastão metálico de extremidade plana, resfriado em nitrogênio líquido diretamente no ventre muscular. O protocolo consistiu de sessões de natação com duração de 90 minutos, realizadas 6 vezes por semana. Ao término do protocolo os animais foram eutanasiados, os músculos TA foram removidos e o RNA total foi extraído. Em seguida, foi obtido o cDNA para a realização do PCR em tempo real utilizando primers específicos para MyoD e miogenina.
RESULTADOS: Os resultados evidenciaram uma redução na expressão de miogenina após 7 dias nos grupos criolesionado com (p<0.01) e sem (p<0.01) natação e após 14 no grupo criolesionado com natação (p<0.05) com relação aos grupos controle e "sham", respectivamente. Não encontramos diferenças entre os grupos criolesionados com (p>0.05) e sem natação (p>0.05). Com relação à expressão de MyoD não houve diferença entre os grupos avaliados.
CONCLUSÃO: A natação não influenciou a expressão dos fatores regulatórios miogênicos durante o processo de reparo de músculo esquelético de rato após criolesão.