Resumo

CONTEXTUALIZAÇÃO: O músculo esquelético tem a capacidade de adaptação frente a estímulos variados, tais como atividade contrátil, danos diretos e indiretos. Uma das modalidades terapêuticas utilizadas na reabilitação de disfunções musculoesqueléticas que vem demonstrando resultados positivos no tratamento e na prevenção de várias patologias é a terapia aquática. 
OBJETIVO: Analisar o efeito da natação na expressão dos fatores regulatórios miogênicos MyoD e miogenina durante o reparo do músculo esquelético de rato após criolesão. 
MÉTODOS: Foram utilizados 40 ratos Wistar, divididos em 04 grupos: (1) Controle; (2) "Sham" (sem lesão, submetido a exposição do músculo tibial anterior (TA); (3) Criolesionado e (4) Criolesionado e submetido à natação, analisados em 7, 14 e 21 dias. A criolesão foi realizada por meio de duas aplicações, utilizando um bastão metálico de extremidade plana, resfriado em nitrogênio líquido diretamente no ventre muscular. O protocolo consistiu de sessões de natação com duração de 90 minutos, realizadas 6 vezes por semana. Ao término do protocolo os animais foram eutanasiados, os músculos TA foram removidos e o RNA total foi extraído. Em seguida, foi obtido o cDNA para a realização do PCR em tempo real utilizando primers específicos para MyoD e miogenina. 
RESULTADOS: Os resultados evidenciaram uma redução na expressão de miogenina após 7 dias nos grupos criolesionado com (p<0.01) e sem (p<0.01) natação e após 14 no grupo criolesionado com natação (p<0.05) com relação aos grupos controle e "sham", respectivamente. Não encontramos diferenças entre os grupos criolesionados com (p>0.05) e sem natação (p>0.05). Com relação à expressão de MyoD não houve diferença entre os grupos avaliados. 
CONCLUSÃO: A natação não influenciou a expressão dos fatores regulatórios miogênicos durante o processo de reparo de músculo esquelético de rato após criolesão.

Acessar Arquivo