Efeito do Tratamento Clínico de Um Corredor de Longa Distância com Broncoespasmo Induzido Pelo Exercício: Relato de Caso
Por Renata Nakata Teixeira (Autor), Raquel Calvo Gonçalves (Autor), Luiz Augusto Riani Costa (Autor), Leonardo Borges de Barros e Silva (Autor), Milton de Arruda Martins (Autor), Luzimar Raimundo Teixeira (Autor), Celso Ricardo Fernandes de Carvalho (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 15, n 2, 2009. Da página 132 a 134
Resumo
O broncoespasmo induzido pelo exercício (BIE) é uma condição que se caracteriza pelo estreitamento transitório das vias aéreas durante ou após o esforço físico e afeta principalmente portadores de asma. Em atletas profissionais que praticam esportes de alta intensidade, a prevalência também é alta; no entanto, seu diagnóstico permanece subestimado. O presente estudo descreve o caso de um atleta do sexo masculino, 23 anos, corredor de longa distância sem histórico de asma, que após um teste gradual de exercício apresentou chiado no peito e queda da função pulmonar. Após um teste específico, o atleta foi diagnosticado como BIE positivo. Iniciou-se, então, um tratamento clínico com broncodilatador e após 30 dias verificou-se melhora importante em seu consumo máximo de oxigênio, obtido no pico do esforço (VO2 pico). Palavras-chave: asma, atletas, rendimento, broncoconstrição.