Efeitos agudos de uma atividade de condicionamento no desempenho do salto com contramovimento em atletas de artes marciais mistas
Por Francisco de Paula Vitor Ferreira (Autor), Rafael Henrique Nogueira (Autor), Yves Ferreira Porto (Autor), Gabriel Resende Quinan (Autor), João Paulo Pereira Rosa (Autor), Leszek Antoni Szmuchrowski (Autor), Marcos Daniel Motta Drummond (Autor), Ronaldo Angelo Dias da Silva (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 28, n 306, 2023.
Resumo
Objetivo: O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito agudo de uma atividade de condicionamento no desempenho do salto com contramovimento em atletas de Artes Marciais Mistas (MMA) após diferentes intervalos de recuperação. Métodos: A amostra foi composta por 12 atletas de MMA do sexo masculino (idade 24 ± 3 anos; altura 175,0 ± 7 cm, peso corporal 78,5 ± 13 kg). Agachamento nas costas realizado na máquina Smith consistindo de 2 séries de 5 segundos de contração isométrica voluntária máxima (CIVM) descansando 3 minutos entre as séries. Após executado o agachamento, os voluntários realizaram cinco CMJs com descanso de 4, 8 ou 12 minutos após a atividade de condicionamento. Resultados: A ANOVA one-way de medidas repetidas mostrou diferença estatisticamente significativa para a altura do salto nos diferentes intervalos testados [F=12,97; p=0,001; ŋp²=0,56]. Essas diferenças foram identificadas pelo post-hoc de Bonferroni nos intervalos de 8 e 12 minutos em relação ao momento Pré e na comparação entre 4 e 8 minutos. Não foram encontradas diferenças significativas na comparação entre 4 minutos e o momento Pré entre 4 e 12 minutos (p=0,239) e 8 e 12 minutos (p=1,000). Conclusão: Relata-se que pausas entre 8 e 12 minutos foram ideias para promover o aumento do desempenho do CMJ.