Efeitos da alimentação com restrição de tempo realizada em diferentes momentos do dia sobre o perfil lipídico de adultos com sobrepeso e obesidade
Por Jéssica do Nascimento Queiroz (Autor), Rodrigo Cauduro Oliveira Macedo (Autor), Gabriela Cristina dos Santos (Autor), Samuel Vargas Munhoz (Autor).
Em IX Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício - CONBRAMENE
Resumo
A alimentação com restrição de tempo (ART) é uma estratégia dietética caracterizada pelo aumento no período diário de jejum e, consequentemente, pela redução na janela de alimentação. Visto que o funcionamento de muitos processos fisiológicos parece estar otimizado nos momentos iniciais do dia em comparação aos períodos finais, a ART pode promover respostas distintas sobre a saúde cardiometabólica quando realizada em diferentes momentos do dia. OBJETIVO: Comparar os efeitos de 8 semanas da ART realizada em diferentes momentos do dia e da alimentação sem restrição de tempo (grupo controle; GC) sobre o perfil lipídico de indivíduos adultos com sobrepeso e obesidade grau 1. MÉTODOS: 48 participantes foram randomizados para 1 dos 3 grupos. Os grupos ART precoce (ARTP), ART tardia (ARTT) e GC foram instruídos a comer, respectivamente, das 08:00 às 16:00, das 12:00 às 20:00 e das 08:00 às 20:00. Uma restrição energética de 25% em relação às necessidades energéticas diárias foi aplicada para todos os grupos do estudo. Os níveis plasmáticos de colesterol total (CT), HDL (high-density lipoprotein), LDL (low-density lipoprotein) e triglicerídeos (TG) em jejum foram mensurados antes e após 8 semanas de intervenção. As concentrações de LDL foram estimadas pela fórmula de Friedewald (1972) e as demais variáveis foram analisadas pelo método colorimétrico. Equações de Estimativas Generalizadas foram realizadas. Os resultados estão expressos em média e intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS: 37 participantes (30±6 anos) completaram o estudo. Após 8 semanas, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos sobre nenhum dos desfechos (P>0,05). Em comparação ao basal, foram observadas reduções significativas (P0,05) nas concentrações de TG em jejum foi verificada após as intervenções (ARTP: -6 mg/dL, -15 a 3; ARTT: -1 mg/dL, -15 a 13; GC: -14 mg/dL, -33 a 5). CONCLUSÃO: ART, independentemente do momento do dia, promove reduções significativas nos níveis plasmáticos em jejum de CT, LDL e HDL de adultos com sobrepeso e obesidade grau 1. Contudo, tais resultados também foram promovidos por uma alimentação sem restrição de tempo.