Resumo

O propósito desta dissertação foi compreender acerca dos efeitos de uma condição de baixa disponibilidade de oxigênio na função cognitiva e sua interação com o exercício físico por meio de dois estudos: um de característica experimental e outro de característica descritiva. No Estudo 1, 14 participantes realizaram um teste cognitivo para avaliar a capacidade de atenção após 30 minutos em repouso (objetivo 1) e após um esforço exaustivo (objetivo 2), em ambas as situações, nas condições de normóxia e de hipóxia. Como resultado, a condição de hipóxia não foi capaz de alterar significativamente o desempenho do teste de atenção nas duas situações, sugerindo possíveis variáveis influenciadoras, especialmente, a dose de hipóxia. No Estudo 2, 24 artigos científicos foram selecionados para construir uma revisão sistemática com metanálise com o objetivo de definir a relação entre a condição de hipóxia e a função cognitiva (objetivo 1), bem como a relação entre o exercício físico realizado em condição de hipóxia e a função cognitiva (objetivo 2). Como resultado, a condição de hipóxia foi relacionada com um baixo desempenho cognitivo, enquanto o exercício físico foi relacionado com uma performance cognitiva positiva, demonstrando os benefícios do exercício físico sobre os efeitos deletérios promovido pela condição de hipóxia.

Acessar