Efeitos da inclusão do treinamento de propriocepção na recuperação de adultos submetidos à cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior: uma revisão sistemática
Por Wilson Rinaldi (Autor), Vânia Renata Guilherme (Autor), Eduardo Gauze Alexandrino (Autor), Stefan Ricardo dos Santos (Autor), Flávio Ricardo Guilherme (Autor), Wdson Donizete Da Silva Costa (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 31, n 1, 2020.
Resumo
A ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma lesão em adultos jovens, desencadeando efeitos neuromusculares indesejáveis. Um programa de reabilitação é estruturado com exercícios que auxiliam no treinamento em terapia intensiva, e o treinamento proprioceptivo tem sido proposto como um dos métodos de treinamento/reabilitação em pacientes submetidos à reconstrução do LCA. Assim, este estudo teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão sistemática da literatura, os efeitos da inclusão do treinamento proprioceptivo em diferentes desfechos (estabilidade/equilíbrio, propriocepção, força, capacidade funcional, coordenação) após cirurgia de reconstrução do LCA em adultos jovens. A busca dos artigos incluiu estudos dos últimos dez anos, sendo uma busca realizada em novembro de 2018. As buscas foram realizadas nas bases de dados eletrônicas PubMed e Science Direct com a seguinte metodologia de busca: (("Proprioception" [Mesh] ) OR " Propriocepção" [Texto da palavra]) E ("Ligamento Cruzado Anterior" [Malha] OU "Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior" [Malha] OU "Lesão do Ligamento Cruzado Anterior" [Malha]). Seis estudos foram selecionados para análise e nos resultados obtidos não há evidências científicas suficientes mostrando os efeitos positivos do treinamento no treinamento proprioceptivo após reconstrução do LCA em adultos tendo em vista a escassez de estudos como discrepâncias nos achados sem tempo de intervenção e nos testes contratados na análise das variáveis.