Efeitos de Instruções Verbais Realizadas Durante Jogos Reduzidos Sobre o Desempenho Tático de Jovens Jogadores de Futebol
Por Rodrigo Aquino (Autor), Gabriel Vighini Garozzi (Autor), Luiz Guilherme Cruz Gonçalves (Autor), João Claudio Machado (Autor).
Resumo
INTRODUÇÃO: As instruções verbais utilizadas pelos(as) treinadores(as) podem potencializar o aprendizado e o desenvolvimento dos(as) jogadores(as) de futebol. Contudo, o tipo de instrução verbal (e.g., instrutivo/direto, orientado na tarefa, questões) aplicado pelo(a) treinador(a) pode exercer influências distintas no desempenho ofensivo e defensivo dos(as) jogadores(as). OBJETIVO: Verificar os efeitos das instruções verbais no desempenho tático de jovens jogadores de futebol durante sessões de treinamento baseadas em jogos reduzidos. MÉTODO: Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo, conforme o Parecer n° 5.292.105. Participaram deste estudo 24 jogadores da categoria sub-13 e um treinador, pertencentes a um clube localizado no estado do Espírito Santo, Brasil. Os jogadores foram submetidos a duas condições: experimental (jogos reduzidos com instrução verbal) e controle (jogos reduzidos sem instrução verbal).