Efeitos de modelos de ensino do esporte sobre diferentes domínios de aprendizagem dos escolares: fundamentação e protocolo metodológico
Por Gabriel Barros da Cunha (Autor), Thiago José Leonardi (Autor), Gabriel Gustavo Bergmann (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 45, n 1, 2023.
Resumo
O estudo tem por objetivo descrever o desenho metodológico da pesquisa intitulada “Efeitos do Sport Education Model (SEM) nas aulas de Educação Física sobre os desfechos físicos, emocionais, cognitivos e socioafetivos de escolares em três contextos distintos do ensino médio”. Será realizado um estudo experimental com medidas pré e pós-teste em um grupo experimental (SEM) e em um grupo comparador (Modelo de Ensino Tradicional) randomizado por clusters. Temos como hipótese que o SEM apresentará efeitos positivos e superiores ao modelo tradicional em todas as variáveis analisadas. A descrição detalhada da base teórica e dos procedimentos metodológicos da pesquisa permitirá uma melhor compreensão dos resultados que serão apresentados após o término do estudo.