Efeitos do ensino do esporte baseado em modelos nos resultados das habilidades cognitivas e motoras dos alunos: uma revisão sistemática
Por Gabriel Gustavo Bergman (Autor), Virgílio Viana Ramires (Autor), Vinícius Martins Farias (Autor), César Augusto Hafele (Autor), Gabriel Barros da Cunha (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 35, n 1, 2024.
Resumo
Esta revisão sistemática tem como objetivo identificar e resumir estudos que analisaram os efeitos de intervenções que utilizaram modelos de ensino esportivo (STM) em aulas de educação física sobre resultados de habilidades cognitivas e motoras. Seis bases foram definidas como fontes de dados: (a) SportDiscus; (b) Scielo; (c) Web of Science; (d) Escopo; (e) ERIC e (f) PsycInfo. A busca inicial foi realizada com os seguintes termos: “Modelo Pedagógico” OR, “Modelo de Educação”, OR, “Jogos de Ensino” AND, “Esportes” AND, “Educação Física”. Os 24 artigos analisados atenderam aos seguintes critérios: (a) estudos de intervenção com análise quantitativa ou mista; (b) realizadas durante as aulas de educação física; e, (c) objetivar verificar os efeitos do STM nos resultados das habilidades cognitivas ou motoras. A análise de viés/qualidade dos estudos foi realizada com base na escala PEDro. Foram encontradas intervenções com o Modelo de Educação Esportiva (SEM – 41,7%), Jogos Ensinando para Compreensão (TGfU – 33,3%), Jogos Táticos (TG – 4,2%) e Modelos Híbridos (HM – 20,8%). Os resultados indicam efeitos positivos dos três modelos (SEM, TGfU/TG e HM) no desempenho do jogo e na tomada de decisão. SEM ainda teve um efeito positivo no envolvimento no jogo, conhecimento e execução de habilidades, com STM com mais resultados positivos. Investigações futuras deverão considerar fatores intervenientes como sexo, nível de habilidade, grupos de ensino, experiência do professor, tempo e conteúdo da unidade.