Efeitos do treinamento combinado tradicional e do treinamento multicomponente composto por treinamento de força e aulas de dança na capacidade funcional e cognitiva de idosos: protocolo de estudo
Por Eduardo Lusa Cadore (Autor), Caroline Pietta-Dias (Autor), Greyse Dornelles (Autor), Andressa Fergutz (Autor), Débora Marques (Autor), Caroline Muraro (Autor), Marcelo Bandeira-Guimarães (Autor), Nadyne Rubin (Autor), Eduarda Blanco-Rambo (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 29, n 1, 2024.
Resumo
A combinação de treinamento de força e aeróbico (treinamento combinado - TC) tem sido uma intervenção amplamente utilizada para melhorar desfechos de saúde. Além disso, a dança tem sido bem descrita na literatura como uma ótima atividade aeróbica e pode ser uma opção interessante para compor um programa alternativo de treinamento multicomponente. Portanto, o objetivo do presente protocolo de estudo é descrever os métodos que serão utilizados em um ensaio clínico randomizado (ECR) que visa identificar e comparar os impactos do TC tradicional composto por treinamento de força e aeróbico e de um treinamento multicomponente composto por treinamento de força combinado com aulas de dança sobre capacidade funcional, cognitiva e qualidade de vida de idosos. A amostra do ECR será composta por homens e mulheres com idade entre 60 e 75 anos. Ambas as intervenções ocorrerão duas vezes por semana durante 12 semanas com intensidade e volume progressivos. A capacidade funcional será avaliada por meio de testes de marcha, equilíbrio, sentar e levantar e subir escadas. A força será avaliada por meio do teste de uma repetição máxima (1RM) no exercício de extensão de joelhos e por meio do teste de preensão palmar com o dinamômetro manual. A espessura muscular será avaliada por meio de ultrassonografia do quadríceps. A potência muscular será avaliada no exercício de extensão de joelhos a 30 e 70% de 1RM por meio de um transdutor linear de posição. A capacidade aeróbica será avaliada por meio do teste de caminhada de 6 minutos. A qualidade de vida e o desempenho cognitivo serão avaliados por meio de questionários. As comparações entre os grupos ao longo do tempo serão realizadas por meio de Equações de Estimativas Generalizadas com nível de significância p<0,01. Este protocolo segue as recomendações do SPIRIT-2013.
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