Resumo

A cognição em atletas vem sendo bastante estudada nos últimos anos afim de desvendar possíveis padrões de atividade cortical para esse grupo. O eletroencefalograma quantitativo (EEGq) é um recurso interessante para observar esses padrões, pois a avaliação da atividade eletrocortical pode ocorrer simultaneamente à realização de uma tarefa cognitiva. Desse modo, sua alta resolução temporal permite investigar comportamentos específicos de cada momento da tarefa. Dentre os esportes de alto rendimento, o voleibol representa uma atividade dinâmica com alta demanda de estímulos sensoriais que podem ser alterados e modulados a todo instante pelo ambiente, assim, a busca visual dinâmica e o controle atencional são características determinantes para um bom desempenho do atleta nesse esporte. Portanto, o objetivo desse estudo é compreender os efeitos do treinamento especializado de voleibol no processamento da informação, especificamente, no processamento da atenção através do paradigma do movimento sacádico dos olhos. Hipotetizamos que: 1) a onda do potencial relacionado ao evento (PRE) P300 ocorreria antes nos atletas de alto nível do que não atletas; 2) uma maior amplitude da onda P300 estaria evidente no grupo experimental quando comparado ao controle. Participaram do experimento 30 indivíduos saudáveis com idade entre 14 a 21 anos. A amostra foi composta por 15 atletas de voleibol (15,8 ± 1,06 anos) e 15 indivíduos não praticantes de voleibol (18 ± 1,46 anos). Os participantes foram submetidos a uma tarefa do movimento sacádico dos olhos, enquanto a captação do sinal EEG foi realizada. Os resultados preliminares demonstraram uma maior amplitude em P300 no grupo experimental comparado ao grupo controle, representando uma maior alocação da atenção durante a execução da tarefa go-no-go sacádica. Já no eletrodo Fz (córtex frontal – linha média) não foi encontrada nenhuma diferença significativa entre os grupos. Esses resultados sugerem que atletas altamente treinados em voleibol podem demonstrar uma maior alocação da atenção durante a realização de uma tarefa de reposta e inibição.

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