Resumo

O esporte coletivo é toda atividade física competitiva com regras e objetivos definidos, tendo a integração entre os componentes como sua principal característica, aperfeiçoando a comunicação e interação entre os envolvidos, e especula-se que os déficits de interação social e comunicação em crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA) são dois dos principais fatores que impedem esses indivíduos de participar ativamente de atividades físicas em grupo. Mas com a intervenção do esporte coletivo é possível observar melhoras nas suas relações interpessoais. Descrever, através de uma revisão da literatura, os efeitos do esporte coletivo na interação social e comunicação de crianças com TEA. Foi realizada uma busca na literatura no período 09 a 17 de fevereiro de 2023 utilizando os descritores “Interação social”, “Transtorno do Espectro Autista”, “Esportes de equipe”, através das bases de dados: LILACS, Pubmed e SciELO. As etapas operacionais foram da seguinte forma: seleção de estudos; extração de informação; interpretação dos dados; interpretação dos resultados; síntese e resumo dos resultados. Estudos indicam que a participação do esporte coletivo permite que as crianças com TEA experimentem uma atividade com seus pares e desenvolvam habilidades interpessoais críticas, além de promover o bem-estar psicológico, tendo uma melhoria na autoestima e no comportamento, resultando assim, numa maior capacidade de comunicação, evitando situações como isolamento social e insegurança. Em relação a competição, temos efeitos diferentes, por exemplo, no nível recreativo, desenvolvimento pessoal, enquanto no nível escolar, tem destaque na socialização. Portanto, é preciso compartilhar sobre os efeitos benéficos e os pontos positivos do esporte coletivo no cotidiano de crianças com TEA, e garantir o acesso e inclusão delas a esse tipo de atividade física, já que esse tipo de intervenção é fundamental para o desenvolvimento bem-sucedido da comunicação e da interação social.

Acessar