Resumo

INTRODUÇÃO: A participação dos atletas em sessões de exercício intenso e prolongado pode fazer declinar o número circulante e a capacidade funcional dos leucócitos. Por outro lado, o consumo de uma solução carboidratada pode atenuar os efeitos imunossupressivos do exercício. 
OBJETIVO: Verificar os efeitos do exercício aeróbio e anaeróbio, além da suplementação carboidratada sobre as concentrações sanguíneas da contagem total e diferencial de leucócitos, hemoglobina e glicose sérica de ratos Wistar. 
MÉTODOS: Sessenta e nove Ratos machos Wistar (60 dias) foram divididos em seis grupos: sedentários não suplementados (n = 12) e suplementados (n = 12); treinados em estado estável máximo de lactato (EEML) não suplementados (n = 11) e suplementados (n = 11); treinados em alta intensidade não suplementados (n = 12) e suplementados (n = 11). O protocolo de treinamento consistiu de oito semanas de natação em padrão contínuo em EEML (60 min.dia-1) ou intermitente (dois períodos de 30 minutos, com intervalo de 10 minutos), com sobrecargas correspondentes a 5% e 10% do peso corporal, respectivamente. Durante 37 dias os animais foram suplementados com uma dose diária de 0,48 g.kg-1 de maltodextrina dissolvida em água ou receberam água pura. 
RESULTADOS: Não houve efeito da suplementação carboidratada e dos dois tipos de treinamento nas concentrações de leucócitos sanguíneos. O exercício anaeróbio (p = 0,04) e o uso da maltodextrina (p = 0,003) proporcionaram elevações nas concentrações de hemoglobinas sanguíneas, enquanto o exercício aeróbio ocasionou aumento na concentração da glicose sérica (p < 0,02). 
CONCLUSÃO: Os diferentes tipos de exercícios não estiveram envolvidos com leucopenia, hipoglicemia ou anemia que poderiam levar a fadiga muscular precoce e queda do desempenho.

Acessar Arquivo