Efeitos da Suplementação com Creatina e Cafeína Sobre a Força de Fratura óssea em Ratos Submetidos a Exercício de Saltos Verticais
Por Frederico Souzalima Caldoncelli Franco (Autor), Neuza Maria Brunoro Costa (Autor), Tania Toledo Oliveira (Autor), Gilton Jesus Gomes (Autor), Karina Ana da Silva (Autor), Antônio José Natali (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 23, n 1, 2012. Da página 105 a 114
Resumo
Este estudo investigou se a suplementação com alta dosagem de creatina e cafeína, isoladamente ou combinadas, interfere na força de fratura óssea em ratos jovens exercitados. Os ratos foram aleatoriamente divididos em 8 grupos [Sedentários ou Exercitados (placebo, creatina, cafeína e creatina+cafeína)]. Os grupos suplementados receberam creatina [(carga: 0,430g/kg de peso corporal, por 7 dias; e manutenção: 0,143g/kg, por 35 dias), cafeína (10mg/100g de peso corporal, por 35 dias) ou creatina+cafeína]. Os grupos exercitados executaram saltos verticais na água (4x10 saltos com 1 min. de intervalo entre séries, 5 dias/sem) por 6 semanas. A ingestão de cafeína reduziu a espessura, o peso e a força de fratura do fêmur dos ratos, independente do exercício. A cafeína e a creatina+cafeína aumentaram a excreção urinária de cálcio. O exercício de saltos elevou a força de fratura, independente da suplementação, contudo, não alterou o peso e as dimensões do fêmur.