Resumo

As políticas em saúde e a formação dos profissionais sempre colocaram como prioridade o controle da morbidade e mortalidade. Porém o avanço sobre o entendimento do que é saúde ajudou na avaliação não apenas da frequência das doenças e mortalidade, mas também com a avaliação de medidas de percepção de saúde mental. OBJETIVO: Avaliar a efetividade de um programa de intervenção na melhora de indicadores de saúde mental (percepção de saúde, qualidade de vida, estresse e imagem corporal) em estudantes de Fortaleza, Ceará. MÉTODOS: Estudo de intervenção randomizado e controlado, realizado em 2014 em seis escolas de bairros de Índice de Desenvolvimento Humano baixo (variando de 0,170 a 0,491). O estudo envolveu 548 escolares no grupo intervenção e 537 no controle, com idades de 11 a 17 anos, que cursavam do 7º ao 9º ano. O grupo intervenção (três escolas) realizaram o programa ―Fortaleça sua Saúde‖, com duração de quatro meses, que envolveu treinamento dos professores, oportunidades para prática de atividade física na escola e educação em saúde foram as estratégias utilizadas na intervenção. Escolas controle tiveram atividades convencionais. Os estudantes responderam um questionário antes e após a intervenção, envolvendo três questões para avaliação da percepção de saúde, de qualidade de vida e de estresse (classificadas em positiva ou negativa). A imagem corporal foi avaliada por meio da escala de silhuetas (satisfeito ou insatisfeito). Sexo, idade, classe econômica, nível de atividade física e tempo de tela foram controlados. Regressão logística binária foi utilizada para calcular o odds ratio (OR) de um estudante do grupo intervenção passar a ter percepção positiva nos indicadores de saúde mental após o acompanhamento, em comparação aos estudantes do grupo controle. RESULTADOS: Após ajuste para variáveis de confusão, não foram observadas mudanças significativas da percepção de qualidade de vida (OR = 0,99; IC95%: 0,74; 1,33, p = 0,97), de saúde (OR = 0,91; IC95%: 0,69; 1,20, p = 0,50) e de estresse (OR=0,99; IC95%: 0,64; 1,18, p=0,36), bem como da satisfação com imagem corporal (OR = 0,99; IC95%: 0,82; 1,46, p = 0,55). CONCLUSÃO: O programa ―Fortaleça sua Saúde‖ não foi efetivo para melhorar alguns indicadores de saúde mental em estudantes de escolas em bairros de baixo desenvolvimento humano. Intervenções focadas na saúde mental e bem-estar da população jovem são incipientes e devem ser priorizadas em futuros estudos

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