Resumo


Introdução e objetivo (s): O presente estudo tem por objetivo geral analisar quais são os elementos socioculturais envolvidos no processo de formação de atletas em diferentes países. Durante a pesquisa foi possível identificar quais são os elementos que norteiam o processo de formação esportiva, caracterizados a partir das diferentes esferas sociais, como, por exemplo, a família, as condições socioeconômicas, a importância das políticas públicas, a permanência do atleta no esporte, a presença do técnico e da estrutura em que os treinamentos são realizados, entre outros. Métodos: Para realização do levantamento bibliográfico foram selecionadas as seguintes bases de periódicos: o Scielo, o Science Direct e a plataforma Taylor and Francis. Ao serem definidas as bases de dados, foram selecionados os descritores para realizar a busca das fontes. As palavras foram selecionadas na língua inglesa e portuguesa. Com os critérios aplicados, foram selecionados os seguintes descritores: Athlete AND Training, Coach AND Training, Sports AND Coaching, Atleta AND Formação, Técnico AND Formação, Esportes AND Treinamento. Com o intuito de realizar um filtro nos resultados que foram obtidos, foram estabelecidos critérios de exclusão e inclusão, sendo eles: Somente artigos, publicados entre os anos de 2017 e 2018, na área das ciências sociais. Após a identificação do número total de artigos pertinentes ao tema (dez), realizou-se um processo de leitura e agrupamento das referências em categorias. Para isto, utilizou-se o software NVivo - QSR International versão 12. Resultados e Discussão: Dentre os resultados que foram obtidos, as temáticas mais recorrentes nos textos foram aquelas a respeito da influência do treinador, a influência da família e o suporte da equipe. A categoria influência do treinador foi a mais recorrente nos artigos analisados, apresentando um percentual de 13,27% de abrangência. O agente treinador é visto na literatura específica como um dos principais elementos relacionados ao processo de formação de atletas. Ainda, é possível identificar aspectos como o papel social que o mesmo apresenta, a importância de sua capacitação, o apoio psicológico que o mesmo desenvolve com os atletas. Em relação à categoria influência da família, a mesma é vista como a segunda temática mais recorrente nos artigos (10,09%), sendo a família um dos principais pilares para que o atleta consiga o êxito esportivo. Por fim, a terceira categoria mais abrangente foi a categoria relacionada ao suporte da equipe, com abrangência de 2,84%. O apoio que é percebido através dos integrantes de uma equipe apresenta-se como um fator estimulante que está presente no processo de formação dos atletas. Considerações finais: A partir do levantamento bibliográfico realizado, pode-se perceber a importância do técnico, da família e da equipe no processo de formação de atletas. Foi possível perceber a necessidade de articulação entre estes elementos socioculturais no desenvolvimento de diferentes modalidades esportivas e, notou-se que o técnico esportivo pode ser fundamental para que isto ocorra de modo efetivo.
 

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