Eles Que Lutem! Um Panorama das Características da Mídia Digital Brasileira Especializada em Mma
Por Allysson Martins (Autor), Vanessa Forte (Autor), Jaqueline Damaceno (Autor).
Em 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
A profissionalização do MMA resvalou no jornalismo e oportunizou o surgimento de veículos brasileiros especializados, em especial na internet. Aqui, identificam-se suas especificidades através de aspectos relacionados às empresas, ao produto e ao público, em dois sites, Combate.com e MMA Brasil, e dois canais de YouTube, Diretasso e Sexto Round. Por meio de entrevistas com os editores do site e criadores do canal, observa-se que a linha editorial e os objetivos dos veículos são divergentes, com cada um possuindo perfil e espaço próprio e não competindo, exatamente, entre si. Essas distinções resvalam na natureza e nos modelos de negócio, que interferem desde a formação da equipe e a interação com os consumidores até as suas seções e os gêneros das produções.