Resumo

A experiência dos alunos nas aulas de educação física é fundamental para a promoção de um estilo de vida ativo. O objetivo deste trabalho foi testar um modelo preditivo de engajamento comportamental e intenção de ser fisicamente ativo entre estudantes de educação física, baseado na teoria da autodeterminação, no contexto brasileiro. Métodos: Para tanto, participaram do estudo 414 adolescentes entre 12 e 16 anos, respondendo a diversos questionários previamente validados. Os resultados confirmaram a hipótese de que a satisfação de cada uma das necessidades psicológicas básicas (autonomia, competência e relacionamento) estaria positivamente associada a cada uma das regulações autônomas (motivação intrínseca, regulação integrada e regulação identificada) e estas, por sua vez, estariam positivamente relacionadas ao engajamento comportamental e à intenção de ser fisicamente ativo. Resultados: Os resultados demonstram a importância de gerar um clima motivacional positivo na sala de aula de educação física, tanto para melhorar o engajamento dos alunos quanto para favorecer sua intenção de ser fisicamente ativo. Conclusão: Os resultados são discutidos considerando os mecanismos que explicam o papel das diferentes necessidades psicológicas básicas e das regulações motivacionais nos padrões comportamentais.

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