Ensino das três leis de newton na prática: Relato de experiência acadêmica na monitoria em biomecânica

Por Eduarda Eugenia Dias de Jesus (Autor),

Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2022 . páginas 311 - 324

Resumo

É recomendado, para os universitários que almejam continuar depois de formados na área acadêmica, que passem pela monitoria. Esse é um espaço onde o estudante pode efetivar a sua autonomia (com sugestões), receber uma tarefa do docente e se sentir competente ao realizá-la, além de ter a oportunidade de colocar suas habilidades e seus conhecimentos em prática (ARAÚJO; COSTA, 2021). Nesse contexto, os docentes são responsáveis por orientar os estudantes que exercem a função de monitores (na disciplina escolhida) para realizar as atividades das quais são definidas entre eles. Para tal, é preciso se organizar na disciplina para, em alguns períodos, lecionar aulas, instruir os demais alunos na sala de aula e auxiliar o professor responsável em momentos de necessidade. À vista disso, a função da monitoria – que pode ser cumprida em diversos cursos universitários, tal como o de Educação Física – é formar o acadêmico para a área da docência. A Educação Física, com o Decreto de 1º de setembro de 1998 passou a ser reconhecida como profissão (BRASIL, 1998) e seu curso é composto por diversos conteúdos curriculares, entre eles a biomecânica, em que mostra, por meio da ciência, o movimento humano, no qual as leis estão inseridas como forma de entender o sistema biológico e as normas mecânicas (MEZÊNCIO; FERREIRA; AMADIO, 2021). Dentro dessa disciplina, é possível estudar e entender como funcionam as três leis de Newton, com o intuito de compreender a dinâmica dos corpos (ANTUNES; GALHARDI; HERNASKI, 2018). Porém, é necessário que os docentes ampliem de maneira didática os conhecimentos oferecidos para que os estudantes de Educação Física consigam posteriormente aplicá-los na pratica (CORRÊA; FREIRE, 2004).