Ensino de Capoeira: Estágio Não Formal em Educação Física
Por Fábio Fernandes Flores (Autor), Jonh Silva Moreira (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 24, n 256, 2019.
Resumo
A capoeira é uma atividade que representa simultaneamente práticas culturais, movimento corporal e ação política. O professor deve se adaptar e basear-se na constituição e no desenvolvimento de sua atividade profissional. Nesse sentido, este relato de experiência aborda o curso da intervenção pedagógica ocorrida no Estágio VIII, cuja proposta era o ensino da capoeira a um grupo composto por crianças, adolescentes e adultos. Este estudo possui abordagem qualitativa e caráter descritivo. Para obter as informações, usamos a observação qualitativa, o diário de bordo e a rodada de conversas. O estágio foi realizado com o grupo de capoeira da Associação Guanambiense da Capoeira Ginga Bahía. Esse processo consistiu em observação, para o reconhecimento do grupo e do meio ambiente, e a intervenção, ação baseada na interação entre realidade e formação acadêmica. A partir da observação, percebemos um ótimo espaço físico, recursos sonoros, instrumentos musicais e um grupo com sólidos conhecimentos de capoeira. Quanto à intervenção, a turma foi organizada da seguinte forma: relato, explicação do conteúdo, atividade preparatória, treinamento coletivo, jogo de capoeira e rodada de conversação; enfatizando a parte conceitual do conteúdo. Os resultados indicam a diversidade conceitual da aula de capoeira, aprendendo sobre a história da capoeira, reconhecendo sua importância na construção da identidade brasileira e dando continuidade às práticas da Capoeira Regional e Angola. Portanto, o estágio foi construtivo,