Ensino e Pesquisa no Currículo da Faculdade de Educação Física da Ufg: a Experiência da Oficina Experimental
Por Roberto Pereira Furtado (Autor), Marcel Farias de Sousa (Autor), Vitor Cruzeiro Alvarenga (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Este trabalho apresenta a experiência da disciplina Oficina Experimental que se encontra presente no currículo de formação nos cursos de Educação Física da FEF-UFG. O relato da experiência está focalizado no desenvolvimento da disciplina nos anos de 2009, 2010 e 2011, que possui como principal objetivo o fomento da pesquisa científica sobre a intervenção pedagógica do professor de educação física em diversos campos de atuação. Este trabalho foi elaborado a partir da análise da proposta curricular da faculdade, da observação participante dos professores e do monitor no desenvolvimento da disciplina e a avaliação dos estudantes realizadas através da aplicação de questionário com perguntas abertas. A disciplina se mostra como uma iniciativa diferenciada na formação possibilitando uma articulação entre a teoria e prática por uma lógica diferente do tradicionalmente encontrado nos currículos de uma forma geral. Também possibilita a aproximação do acadêmico ao conhecimento e as técnicas de pesquisa científica e ao desenvolvimento da autonomia intelectual no momento inicial de sua formação. Aspecto este que se articula e tem continuidade nas disciplinas de Introdução ao Pensamento Científico e aos Núcleos Temáticos de Pesquisa, onde o acadêmico desenvolverá sua monografia.