Ensino e Práticas do Parkour no Brasil
Por Jacques de Lima Moreno (Autor), Mateus David Finco (Autor).
Resumo
Este estudo tem como objetivo investigar as características metodológicas do ensino do Parkour no Brasil. Esta pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa do tipo descritivo-exploratória, para atender os nossos objetivos utilizamos de um questionário. Escolhemos fazer uso do questionário aberto, pois abrange uma área geográfica mais ampla, obtém respostas mais rápidas e exatas, mais tempo para responder. Observamos mais de 50% dos professores respondentes possuem formação concluída ou em andamento na Educação Física. Em relação ao futuro do ensino do Parkour os anseios se apresentaram a formalização do ensino, fomento ao desenvolvimento de nova metodologias de ensino para que a prática seja acessível a todos tornando-a mais democrática possível. Existe uma preocupação dos professores em relação a disseminação da prática, e que para garantir a qualidade no ensino é necessário uma regulamentação do ensino do Parkour e a introdução desta prática na Educação Física escolar.