Resumo

Introdução: A formação esportiva tem sido reconhecida como um processo sistemático onde os métodos de ensino possuem um papel de destacada relevância, pressupondo assim questionamentos sobre a caracterização dos métodos de ensino no basquetebol. Objetivo: Caracterizar as escolhas metodológicas de treinadores de basquetebol das categorias de base da cidade de Goiânia, em referência às peculiaridades do método de ensinotreinamento e às crenças dos treinadores. Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de tipo descritivo-exploratório. Os participantes foram três treinadores que atuam com a categoria sub-15. Para coleta de dados, foram utilizadas as técnicas de entrevista semiestruturada, observação sistemática e procedimentos de estimulação da memória. Para a análise, foi utilizada a análise temática. Resultados: Os resultados revelaram que em relação às tarefas de aprendizagem, o treinador T1 apresentou uma predominância de tarefas do princípio global funcional, o T2 apresentou certo equilíbrio entre os dois princípios e T3 apresentou um total predomínio de tarefas do princípio analítico-sintético. Em relação à intervenção, identificamos nos três casos a ausência de organização do trabalho pedagógico, a presença da instrução com ausência de indagação e motivação pautada em reforço positivo e negativo. Já em relação ao papel do atleta, em função das escolhas das tarefas, o tempo destinado a elas e as características das intervenções, foi possível evidenciar o equilíbrio entre papel ativo e passivo no caso de T1 e o papel predominantemente passivo nos casos de T2 e T3. Conclusão: Os resultados permitem concluir que as escolhas metodológicas dos treinadores caracterizam dois perfis metodológicos: o primeiro alinhado à perspectiva tradicional de ensino de esportes e o segundo que não chega a ser inovador, mas avança em relação a uma perspectiva estritamente tradicional, na direção do que tem sido recomendado nas perspectivas contemporâneas de ensino-treinamento do esporte, nomeadamente em relação às tarefas de aprendizagem