Ensino e vivência do badminton por meio da lógica interna
Por Riller Silva Reverdito (Autor), Débora Aparecida Senabio Domingues (Autor), Karyna Aires da Silva (Autor), Luciano Santos Alves (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte - CIPE
Resumo
Estudos sobre metodologias de ensino ainda são escassas, especialmente propositivos em modalidades individuais, como o badminton. Objetivo: Apresentar a experiência no ensino do badminton a partir da lógica interna. Desenvolvimento: Tratando-se de um relato de experiência de cunho qualitativo, que aborda o ensino do badminton para crianças de 08 a 17 anos, durante o período de iniciação esportiva, com participantes do programa de extensão universitária de ensino, vivência e aprendizagem do esporte da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres-MT. As aulas são organizadas com base nos referenciais da pedagogia do esporte, o que possibilita a sistematização dos conteúdos trabalhados no decorrer das aulas, com duração de uma hora e meia, com duas aulas por semana. Para o ensino do badminton orientado pela lógica do jogo, torna-se necessário que o professor decodifique as estruturas dessa família esportiva (esportes de rede/parede). Assim, durante as aulas foram proporcionadas a vivência de diversas situações e movimentos, onde utilizamos diferentes jogos/esportes de rede/parede (vôlei, peteca e frescobol) no processo de ensino do badminton, pois os conhecimentos adquiridos podem ser transferidos e aplicados em esportes/jogos que compartilham dos mesmos princípios. O ambiente de jogo também permite o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, além de conhecimentos históricoculturais, de forma que consigam relacionar essas aprendizagens com o seu cotidiano. Sugestões: Compreender a lógica interna da modalidade que está sendo ensinada pode ser um importante conhecimento para o/a professor/a, pois oferecem várias oportunidades de criar um ambiente que explore uma variedade maior de práticas e movimentos, contribuindo para a aprendizagem do badminton. Assim, na formação esportiva, sugerimos uma experiência esportiva ampla e diversificada