Resumo
A capoeira se manifesta como uma expressão da cultura popular, originada em um contexto de escravidão e exploração, e que se ressignifica e transforma em um símbolo de resistência e superação. No entanto, apesar de sua importância histórica e cultural, o tema da capoeira é frequentemente negligenciado no ambiente escolar, que deveria ser um espaço privilegiado para sua compreensão. Diante desse cenário, surge a necessidade de explorar mais profundamente a capoeira como uma ferramenta para promover valores sociais positivos, reconhecendo seu potencial lúdico e educativo. Assim, o presente estudo teve como objetivo desenvolver e analisar uma proposta lúdica de ensino de capoeira nas aulas de Educação Física para uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental. Através de uma Intervenção Pedagógica, foram ministradas 10 aulas, envolvendo 20 estudantes matriculados(as) no primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Guapiaçu-SP, no 1º semestre de 2023. A análise dos dados foi realizada por meio das etapas da Análise do Fenômeno Situado: leitura das notas de campo, identificação de trechos relevantes relacionados à temática pesquisada, construção de categorias de análise e síntese das compreensões. As categorias emergentes foram: A) Concepções preexistentes dos discentes em relação à capoeira e intervenções educativas; B) Contexto histórico e musicalidade da capoeira; C) Valorização da diversidade étnico-racial através da cultura afro-brasileira e da sua manifestação corporal; D) Brincadeiras para o ensino da capoeira; E) Educação antirracista; F) A questão do gênero na capoeira. Os resultados apontam a capoeira como uma ferramenta educacional relevante, sugerindo abordagens inclusivas e enfatizando a participação ativa dos alunos. Além disso, destacam a importância da musicalidade e das atividades adaptadas ao contexto da capoeira, exploradas através da ludicidade, bem como a reflexão sobre questões de gênero, evidenciando desafios na inclusão de mulheres. Essas compreensões abrem perspectivas para uma educação mais abrangente e transformadora, capaz de contribuir para a construção de uma sociedade mais equitativa e empática, ressaltando a complexidade e relevância do tema para futuras investigações e práticas pedagógicas.