Ensino Remoto Emergencial na Ufg: Diferenças e Aproximações com a Educação a Distância

Por Marília de Goyaz (Autor).

Parte de Docências em Educação Física em Tempos de Pandemia: Registros e Reflexões . páginas 15

Resumo

Este texto foi baseado em entrevista cedida ao ConnectLab – FEFD/UFG, durante o Ciclo de Lives realizado entre os meses de junho e julho de 2020, com a finalidade de dialogar sobre a docência em Educação Física no período da pandemia.

O objetivo da entrevista foi provocar uma reflexão sobre as aproximações e distinções presentes nas práticas pedagógicas que envolvem cursos na modalidade a distância e cursos presenciais que emergencialmente estão sendo mediados com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC (Ensino Remoto Emergencial – ERE), no Ensino Superior. Para isso, foram feitos questionamentos à diretora do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da UFG – CIAR, que abordou os aspectos legais dessas práticas pedagógicas, algumas experiências já consolidadas com a EaD na UFG, e o modus operandi nas duas propostas, refletindo sobre os pontos de convergência e os seus objetivos e metas.